17 de mai. de 2011

Projeto do Clube de Matematica - EREMCOT - Tuparetama-PE

O clube de matemática é um projeto criado para estimular a formação de alunos, comprometidos, seguros e criativos com iniciativa e capacidade para solucionar problemas, logo preparados para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho.

Os membros do clube recebem uma camiseta com uma logomarca especial criada pelos alunos da escola através de um concurso. Ao fim do ano letivo os três alunos monitores que mais se destacaram recebem uma premiação da gestão escolar.

O Clube de Matemática tem como Objetivo Geral:

Melhorar os processos de ensino e de aprendizagem, através de uma metodologia centrada no aluno protagonista, mostrando-lhe a importância da Matemática para a sua formação profissional e cidadã.

Setores:

ü Matemática de recreio – 4 monitores responsáveis, 15 monitores aplicadores.

- Aplicar jogos durante os recreios fixando conteúdos, desenvolvendo o raciocínio lógico, despertando e estimulando a vontade de aprender matemática.

- Recolher e organizar os jogos na estante.

 Apoio Pedagógico - 4 monitores responsáveis, 15 monitores aplicadores.

- Pintar jogos vindos da oficina do clube;

- Um aluno é responsável por fazer o controle de qualidade;

- Arte-finalização;

- Confecciona jogos com material alternativo;

- Analisar e selecionar jogos novos;

- Criar, elaborar ou aprovar as regras vindas dos criadores dos jogos;

- Redigem os jogos;

Oficina do Clube - 3 monitores responsáveis, 15 monitores aplicadores.

- Acompanhados por um responsável e com um profissional da área (marcenaria) que orienta voluntariamente o manuseio de maquinas para a construção de jogos de madeira.

- Desenham com base no molde que recebem do Apoio Pedagógico, serram ,lixam a madeira, até finalizar o jogo.

Infoclube - 2 monitores responsáveis, 5 monitores aplicadores.

- Amplia e aprimora seus conhecimentos na área de informática e é responsável pela digitação e pelo design dos jogos criados e/ou adaptados pelos participantes do clube.

- Fazem as ilustrações, encontram a melhor disposição para serem inseridas visando à clareza e estética do jogo.

- É responsável pela atualização do blog.


PROFESSOR COORDENADOR: Marcos Fábio
PROFESSORES COLABORADORES: Macenilda, Gabriela, Carlos e Valquíria.

.